sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Quem somos

O grupo de estudos de direitos animais da Unicamp é formado por alunos, ex-alunos e funcionários da Unicamp interessados em discutir o tema direitos animais na universidade. O grupo não possui nenhum vínculo institucional com a Unicamp e é aberto ao público. O objetivo é discutir direitos animais com base nos trabalhos de filósofos como Bernard Rollin, Gary Francione, Peter SingerSônia Felipe, Tom Regan, entre outros(as), e contribuir para uma mudança de paradigma na sociedade ao incluir os animais na nossa esfera de consideração moral. Entre os tópicos abordados, os principais são os seguintes:
  • Teoria moral aplicada a animais não-humanos: fundamentação baseada em linguagem, racionalidade e interesses; relação entre direitos humanos e direitos animais.
  • Direitos animais e direitos legais.
  • Conceito e implicações do movimento bem-estarista: a visão utilitarista e o princípio de igual consideração.
  • Conceito e implicações do movimento abolicionista: a visão deontológica e os animais como sujeitos de direito; animais e o status de propriedade; 
  • Relação com outros movimentos sociais libertários: ecofeminismo e anarquismo.
  • Direitos animais e literatura.
Durante as reuniões, também discutimos temas práticos relacionados a direitos animais, tais como aspectos éticos da experimentação animal, relação entre exploração animal e impacto ambiental, uso de animais para entretenimento e ativismo vegano.

Para participar dos estudos não é necessário ser vegetariano ou ter conhecimento prévio sobre direitos animais. Todos são bem-vindos!

Atualmente o grupo é coordenado por Harlen Batagelo, pesquisador do CMCC/UFABC, ex-pesquisador da FEEC/Unicamp e participante do coletivo vegunicamp.

Para entrar em contato com o coordenador, envie um e-mail para gdaunicamp@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário